sexta-feira, 27 de setembro de 2013

EXPERIÊNCIA DA CHÃ DE JARDIM SERA APRESENTADA EM SÃO PAULO


Restaurante de Comida Regional Vó Maria, Chã do Jardim, Areia PB
A experiência da produção associada ao turismo da comunidade Chã de Jardim, a 7 km de Areia, no Brejo paraibano, será apresentada para profissionais do turismo de todo o país na próxima quinta-feira (26) durante a 10ª edição da Feira Nacional de Turismo Rural (Feira Tur), promovida entre os dias 26 e 29 de setembro, em São Paulo.

O caso de sucesso da localidade será apresentado no evento pela historiadora e presidente da Associação para o Desenvolvimento da Comunidade de Chã de Jardim (Adesco), Luciana Balbino. A localidade é uma das atividades criativas de produção associada ao turismo da região do Brejo mapeadas e que recebem consultoria do projeto de Turismo do Sebrae Paraíba. A comunidade de Chã de Jardim mostra aos visitantes a importância de praticar o turismo sustentável, preservando o meio ambiente e as tradições culturais.

O sítio fica às margens da PB 079. O passeio começa com uma trilha no Parque Estadual Mata do Pau-Ferro, um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica do Nordeste, lugar perfeito para um piquenique. “Preparamos tudo. Levamos a comida e as esteiras. Os turistas não precisam se preocupar com nada. É só sentar, apreciar a paisagem e comer”, conta Luciana. Antes de deixar a mata, os visitantes plantam uma muda de pau-ferro, contribuindo para a preservação da reserva.

A localidade ainda abriga o restaurante de comida caseira Vó Maria, que oferece pratos regionais preparados com hortaliças orgânicas produzidas na própria comunidade. Aos sábados, a atração é o pôr do sol ao som da Ave Maria, interpretada pela estudante Rejane Ribeiro, 18 anos. E enquanto apreciam as belezas do lugar, os turistas podem provar um delicioso lanche preparado num fogão à lenha.

A história da comunidade começou há sete anos, quando um grupo de 20 jovens fundou a Adesco. A primeira providência foi reabrir a fábrica de polpa de fruta que estava fechada há dez anos. As polpas, produzidas com frutas sem agrotóxico, são vendidas na própria comunidade, em hotéis e pousadas da cidade, além de serem utilizadas na merenda das escolas do município. As frutas são fornecidas pelos pequenos agricultores da região, que ganharam uma nova fonte de renda.

Os jovens também incentivaram as mulheres a produzir artesanato utilizando a palha da bananeira. Foi assim que surgiu o grupo “Arte na Mão”, que transforma a matéria-prima em baús, bolsas, luminárias, passadeiras, chapéus, bijuterias, mandalas, pastas, passadeiras, jarros e outras peças. A ideia deu tão certo que em pouco tempo outras artesãs se juntaram ao projeto e hoje garantem uma boa renda familiar.

O evento – A Feira Tur é maior evento dedicado ao turismo rural no País. Nesta 10ª edição, a feira irá reunir agências, destinos turísticos e fornecedores de serviços e equipamentos. Organizada pelo Instituto Brasileiro de Turismo Rural, a Feira Tur acontece em paralelo com o Encontro Nacional do Turismo Rural, onde serão debatidos temas para o fomento do setor.

Assessoria Sebrae PB




Nenhum comentário:

Postar um comentário